terça-feira, 15 de julho de 2008

Descubra Menorca, um paraíso longe da confusão


Menorca é para muitos uma perfeita desconhecida. Apesar da proximidade de Maiorca e Ibiza, este paraíso aqui tão perto, apresenta uma calma e serenidade óptimas para quem procura umas férias de puro descanso.

Menorca é a mais pequena das ilhas que constitui o arquipélago das Baleares situado bem no centro do Mar Mediterrâneo. É um território espanhol com cerca de 8000 habitantes e perto de 220 quilómetros de costa repleto de praias, albufeiras, enseadas, prados verdejantes, suaves colinas, pequenas povoações piscatórias, e monumentos pré-históricos.

De todo o arquipélago das Baleares, Menorca, é a ilha que fica mais afastada do continente, talvez por isso tenha conseguido ao longo dos tempos manter a sua costa intacta e preservada. Além do seu interesse turístico para quem procura um pouco de paz, harmonia e descanso oferece também a sua forte herança histórica através da presença de muitos vestígios de povoados e monumentos pré-históricos alguns remontando a 2000 a.C.


Este património histórico e cultural leva a que muitos definam Menorca como um museu ao ar livre. Além dos vestígios do passado existem também uma enorme diversidade de espécies, com dezanove espaços protegidos (ocupando cerca de 48% do seu território) tendo sido considerados pela UNESCO como Reserva da Biosfera em 1993.


As principais cidades desta ilha são Ciutadella e Maó actual capital da ilha.

Ciutadella é uma cidade com atmosfera mediterrânica com casas de cores claras, pequenos comerciantes abrigados em arcadas, antigas moradias senhoriais, igrejas magníficas e um porto muito pitoresco. Esta cidade foi até 1722 a capital da ilha.


Maó, actual capital, é a outra grande cidade da ilha mantendo com Ciutadella um rivalidade ancestral. Esta cidade passou a ser capital posteriormente às invasões britânicas ao longo do século XVIII. A presença britânica na ilha ainda hoje se faz sentir na arquitectura local, não é de estranhar portanto que Maó apresente um estilo de arquitectura muito mais britânica em oposição ao estilo mediterrânico de Ciutadella.

Em Maó destacam-se a plaza des Born, no centro, a catedral, o edifício do Ayuntamiento, antigos palácios, e umas escadarias de acesso ao porto repletas de barraquinhas e lojas de artesanato desembocando na belíssima baía da cidade.


Percorrendo a única estrada que liga os dois extremos da ilha, de Ciutadella a Maó, vale a pena destacar as povoações de Ferreries e Fornells e ainda os monumentos pré-históricos de Torre d'en Gaumés, Talatí de Dalt, Torralba, Torre Llafuda e Naveta d'es Tudons.

A povoação de Ferreries destaca-se pelo seu casario branco a erguer-se numa encosta, pelo seu mercado ao ar livre que se realiza aos sábados, el Mercadal uma pequena vila rural a caminho da maior serra da ilha: El Toro com 357 metros de altitude.


Fornells fica situada mais a norte da ilha e é uma antiga aldeia de pescadores atraindo hoje em dia as visitas dos iates de luxo e de quem procura os conhecidos restaurantes à beira-mar. Estes restaurantes são procurados e conhecidos pela qualidade do seu marisco e pela sua grande especialidade de caldeirada de lagosta a "caldereta de llagosta". Além da gastronomia local esta povoação possui ainda o Forte de Sant Antoni construído para defender a ilha das incursões piratas.


As praias mais apreciadas da ilha ficam na costa sul junto a Maó. Das praias existentes destacam-se: Binibeca Vell (uma imitação de uma aldeia de pescadores), Punta Prima e Cala en Porter. Mais no centro da ilha destacam-se Sant Tomas e Cala Galdana.


Se ainda não decidiu onde vai esta férias, aproveite para conhecer Menorca. Fica a menos de 5 horas de viagem de avião, com escala em Barcelona ou Madrid. A alternativa à viagem de avião pode ser a viagem de carro fazendo depois a ligação à ilha por "ferry-boat" a partir de Barcelona ou Valência.


Alguns hotéis só consideram época alta a partir de Agosto, sendo até 31 de Julho ou a primeira quinzena de Setembro considerados períodos de época média. Este períodos, de época média, têm tarifas mais em conta e se não puder ir em pleno Agosto guarde uma semana para Setembro e desfrute dos prazeres desta ilha.


Para ajudar na sua escolha do Alojamento aqui fica uma pequena lista de hotéis recomendados:

Se quiser obter mais informações poderá consultar este sites que disponibilizam informação mais pormenorizada sobre a ilha:


2 comentários:

Pedro Correia disse...

Excelente descriçao man, com estes preços de hoteis vou é dormir pro inatel de lá, dass! ;)

Jorge Sepúlveda disse...

Os preços podem variar bastante.
Experimenta verificar os preços para o mês de Setembro que são mais acessíveis.

Se pesquisares atempadamente podes encontrar voos baratos através de Low Cost e é capaz de sair mais barato do que ir de carro. ;)