domingo, 13 de julho de 2008

Companhias Aéreas Low Cost são Seguras ?


Esta é uma das questões que muitos se colocam quando este tema é debatido. É legítimo ter este tipo de pensamento. Muita gente considera que este tipo de companhias corta na segurança para poder cortar nas despesas e oferecer os preços apelativos que oferece. Não podiam estar mais errados!

As companhias áreas estão todas sujeitas à mesmas normas de segurança impostas pelos organismos competentes que gerem a aviação civil. Podem ter a certeza que este tipo de medidas são muito rigorosas e levadas ao mais ínfimo detalhe quer o avião seja ou não de um Companhia Aérea Low Cost.

"Se não cortam na segurança, como conseguem oferecer este preços ?"

Pois bem, de facto para que os preços possam ser tão reduzidos, comparativamente com as outras Companhias Aéreas, têm de ser feitas reduções nos custos operacionais a fim de poderem apresentar os ditos preços sem deixarem de ter a sua margem de lucro.

Um dos aspectos que permite cortar custos, às Companhias Aéreas Low Cost, é o facto de operarem sobretudo em aeroportos periféricos, nas grandes cidades, permitindo assim poupar no valor do aluguer de pista.

Outro aspecto directamente ligado com as aeronaves consiste em operarem com aviões de baixo custo de manutenção e geralmente sem uma grande diversidade na sua frota de forma a permitir uma uniformização de custos operacionais.

Um factor também importante prende-se com o facto de este tipo de Companhias Aéreas não terem lugares de classe executiva o que permite uma optimização do espaço utilizado a bordo ganhando assim uma maior capacidade de transporte de passageiros.

Outra medida que permite cortar custos é não inclusão do catering no preço da viagem. As refeições que tradicionalmente são servidas a bordo dos aviões deixam de estar incluídas no preço do bilhete.

As refeições são igualmente disponibilizadas mas para isso o passageiro terá de desembolsar um valor adicional. Muitas destas companhias também vendem os jornais e revistas que usualmente são oferecidos a bordo. No entanto esta medida já varia de Companhia para Companhia porque também há Companhias Aéreas Low Cost que a continuam a oferecer os jornais e revistas a bordo.

Por fim um conjunto de medidas que foram pioneiras neste tipo de Companhias e parecem estar cada vez mais a ser seguidas pelas restantes. Estas medidas passam pela adopção de reservas e "check-in" online e o fim da emissão de bilhetes em papel.

Além das referidas medidas, a grande maioria destas Transportadoras Aéreas, não tem postos de venda físicos sendo o seu ponto de venda maioritariamente através da Internet. Uma medida que lhes permite também cortar despesas de pessoal e tornar o processo de venda e reserva muito mais directo e transparente.

Como podem ver as Companhias Aéreas Low Cost cortam, de facto, nos custos para poderem oferecer os preços competitivos que oferecem no entanto podem viajar descansados pois a seguranças está, à partida, garantida e é uma das grandes prioridades para qualquer Companhia Aérea.

Por isso já sabe, aproveite os bons preços que este tipo de Companhias Aéreas oferecem e goze as suas viagens sem preocupações de maior. Se pretender fazer reservas neste tipo de Companhias Aéreas convém marcar a viagem com alguma antecedência de forma a obter os melhores preços.


Sem comentários: